Um público-alvo por favor

Definir o público-alvo de uma campanha publicitária pode ser uma das etapas mais trabalhosas do projeto e se não executada de maneira sistemática e recorrente, pode levar o resultado por água abaixo.

A dona de um buffet de festa infantil pode achar que seu público-alvo são mães, no entanto essa simplificação pode custar muito dinheiro. Algumas plataformas como o Google AdWords permitem pouca possibilidade de segmentação enquanto plataformas como o Facebook nos permite muitos outros filtros.

Para definir o público-alvo, precisamos entender o produto, o processo de compra, os veículos de comunicação utilizados para divulgação atualmente, os parceiros estratégicos, enfim, precisamos entender o comportamento deste cliente potencial.

Voltemos ao exemplo anterior. Quando perguntamos à gerente quem era o público-alvo do Buffet de Festa Infantil a resposta foi quase que imediata.

Screen Shot 2015-07-04 at 19.34.44

Parece óbvio não é mesmo? Mas será que a sua mãe é público-alvo deste Buffet? Será que a mãe da sua mãe é público-alvo? As perguntas são provocadoras e você pode estar pensando que uma mulher mais velha pode sim ser mãe de crianças com idade para ainda frequentar um Buffet de festas infantis. Concordamos com você, mas será que não é melhor focar nos 80% das mulheres com a maior probabilidade, por causa da idade, de terem filhos em idade de frequentar Buffet? Perguntamos mais e ouvimos o seguinte:

Screen Shot 2015-07-04 at 19.34.56

Mais uma vez é óbvio que nós estamos falando de mães de crianças mas, se é tão obvio assim, porque já não foi falado desde o início? A melhor resposta é que nem mesmo o cliente havia pensado nisso ainda. Mesmo o público-alvo tendo sido restringido em função desta segunda variável, ainda não é suficiente para uma campanha efetiva e eficaz. A próxima pergunta é relacionada à idade das crianças não é mesmo?

Screen Shot 2015-07-04 at 19.35.12

Uma vez que temos 3 variável, já é possível direcionar as campanhas de maneira muito mais ficada, mas, ainda precisamos de mais uma informação importante. A classe social do potencial comprador. De nada adianta direcionarmos leads para um produto se ele não tem dinheiro ou não quer investir no produto o que nos leva à nossa última pergunta. Qual a classe social de quem se deseja atingir?

Screen Shot 2015-07-04 at 19.35.25

De posso de todas essas informações montamos vários perfis de potenciais compradores do produto e direcionamos apenas os leads corretos e com maior potencial de compra para nossos clientes.

Se você tem interesse em saber mais sobre definição de público-alvo e parâmetros de campanhas, entre em contato conosco.