Logo Daniel Barbarini

Como escolher o servidor de hospedagem para o site do seu hotel

Como escolher o melhor servidor de hospedagem para o site do seu hotel, pousada ou empresa do setor de hotelaria e turismo com o melhor custo benefício para o que você precisa.

Para começarmos esse assunto, precisamos primeiro entender a estrutura que determina o caminho até a contratação de um servidor para o site da sua empresa.

Domínios

Um domínio de internet é um nome que identifica e direciona os acessos para o seu conteúdo na internet. Quando alguém digita por exemplo danielbarbarini.com em seu navegador, essa pessoa é direcionada para o conteúdo do meu site que está hospedado em um determinado servidor conectado à internet.

No Brasil, a entidade que gerencia os domínios .br é o Registro.br. Nesse site você pode consultar se o domínio que quer utilizar para sua empresa está disponível ou não.

Caso o domínio com o nome de sua empresa não esteja disponível e você detenha o registro da marca, poderá requerer junto à entidade, o direito de utiliza-lo por meio de um processo administrativo.

Os domínios tem um custo anual de utilização. Se a anuidade não for paga, o domínio volta para o mercado e poderá ser adquirido por outra pessoa ou empresa.

Servidores

Apesar de existir a possibilidade de termos nosso próprio servidor de hospedagem em um servidor privado, essa prática é apenas possível para grandes empresas com equipes e recursos financeiros dedicados a isso.

Na maioria dos casos, profissionais individuais como eu ou micro, pequenas, médias e até grandes empresas preferem contratar a hospedagem de seus sites de empresas especificamente constituídas e especialistas nesse tipo de serviço.

servidor de hospedagem

Há várias empresas dedicadas à serviços de hospedagem de sites com diversos tipos de produtos e preços acessíveis.

Desde 2013, já tive experiência trabalhando com diversas empresas de hospedagem de sites e aqui está uma lista de itens que você precisa considerar antes de contratar um serviço.

  1. Número de acessos simultâneos
  2. Espaço em disco
  3. Caixas de Emails

Acessos simultâneos

A grande maioria dos serviços de hospedagem de sites são hospedagens compartilhadas. Isso significa que os recursos de um determinado servidor de hospedagem são divididos entre os sites hospedados neles.

Por esse motivo, o número de processos sendo executados simultaneamente no servidor de hospedagem é limitado para que um site não consuma mais recursos que o pré-determinado em contrato e diminua assim a performance dos outros sites hospedados no mesmo servidor.

Geralmente, empresas de micro, pequeno e médio porte do setor de turismo e hotelaria não precisam mais que um servidor de hospedagem básico ou intermediário para garantirem a performance necessária ao bom funcionamento de um site e as respectivas ações de marketing digital.

Espaço em Disco

Considerando que, nos últimos anos, o acesso à internet por telefonia móvel tem superado os acessos por computadores e que, segundo o relatório We Are Social, mais de 70% de todas as conexões de celulares no Brasil são feitas via planos pré-pago, as imagens devem sempre ser otimizadas para que suas dimensões sejam compatíveis com os dispositivos que as acessam e seu tamanho seja o menor possível.

No mesmo sentido que o tópico da capacidade de acessos simultâneos, o espaço em disco básico ou intermediário oferecido nos pacotes de hospedagem de sites atente a maioria dos negócios de micro, pequeno e médio porte.

Caixas de E-Mails

Outro ponto importante na hora de escolher seu serviço de hospedagem é o número de e-mails que o plano oferece como também o tamanho das caixas de email.

Alguns servidores limitam tanto o número de caixas de email quanto o espaço de cada uma das caixas.

Com base nisso, separei alguns dos melhores servidores de hospedagem de sites e emails do Brasil em termos de custo x benefício.

  1. Napoleon
  2. Hostgator
  3. Bluehost
  4. Hostinger
  5. Bravulink
  6. Siteground

Próximos passos

A contratação do servidor de hospedagem é um dos passos mais importantes para a criação e otimização de um site de hotel, pousada ou empresa do setor de turismo.

Os processos de contratação são em geral simples e diretos podendo ser pagos até por boleto bancário. No entanto algumas pessoas podem ter mais dificuldade que outras nesse processo.

Temos um treinamento em marketing digital para hotelaria e turismo que reúne todas as últimas tendências, ferramentas, plataformas e melhores práticas para ajudar você a aumentar a taxa de ocupação do seu negócio.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Telegram
Email
LinkedIn
Facebook
Daniel Barbarini

Daniel Barbarini

Daniel Barbarini tem Pós Graduação em Marketing Digital para Hotelaria e Turismo pela Universidade do Porto em Portugal e trabalha com marketing digital desde 2013. Especialista em marketing digital para hotelaria e turismo, Daniel dá consultoria para clientes no Brasil e em Portugal.

Últimas Postagens

CHECKLIST GRÁTIS

Analise você mesmo a estrutura digital da sua empresa.

NEWSLETTER

As novidades, melhores estratégias, ferramentas digitais e estudos de caso para você impulsionar a presença digital do seu negócio.

Sem spam. Grátis para sempre. Envio todos as segundas-feiras.

Contatos

Redes Sociais

AGENDAMENTO DE CONSULTORIA DIGITAL

Preencha o formulário abaixo com suas informações e escolha o melhor dia e horário para uma reunião online onde eu analiso a pegada digital da sua empresa na internet.