Logo Daniel Barbarini

A importância do formulário de contato em sites de hotelaria e turismo

A importância do formulário de contato em sites de hotelaria e turismo não pode ser menosprezada por empresários e gestores do setor.

No processo de desenvolvimento do Portal de Turismo para o município de Serra Negra – SP, me deparei com inúmeros websites de hotéis, restaurantes e outros equipamentos turísticos sem um formulário de contato para a captura de LEADs e isso pode ser extremamente prejudicial ao negócio no médio e longo prazos.

O email ainda é o ativo digital mais importante que um negócio pode ter.

Muitas empresas acreditam que ações de impulsionamento de publicações em redes sociais como Facebook e Instagram são a melhor estratégia de marketing digital para gerar vendas, mas esse tipo de ação está longe de ser eficiente para este objetivo e ainda mais distante de ser mensurável para este KPI.

O objetivo de qualquer empresa com fins econômicos é o lucro certo? Pelo menos deveria ser. Se uma empresa investe uma certa quantidade de recursos em uma determinada ação, esta ação deveria gerar um retorno que seja no mínimo mensurável em termos de ROI (Return over Investment).

Antes de começar a discorrer sobre o assunto, gostaria de parametrizar a discussão. Nesta análise vou abordar apenas empresas de hotelaria e turismo.

OS CAÇA-NÍQUEIS SOCIAIS

O botão IMPULSIONAR que aparece em publicações na linha do tempo de redes sociais como o Instagram ou o Facebook é como uma máquina caça-níquel. Precisa ter sorte para ter algum resultado efetivo e principalmente mensurável ali.

É enorme a quantidade de empresas que acreditam que o impulsionando de publicações no Instagram e no Facebook é a única forma de fazer anúncios na plataforma. É ainda maior a quantidade de empresas que acreditam que essa tática é eficiente.

Os impulsionamentos de publicações são muito limitados, pouco mensuráveis e de difícil correção caso o objetivo não esteja sendo atingido. Mesmo assim muitas empresas só lançam mão deste tipo de ação o que acaba pulverizando os pontos de contato dos clientes com a empresa.

Precisamos entender que as pessoas utilizam as redes sociais principalmente para entretenimento. Quando uma publicação é impulsionada, ela simplesmente vai aparecer mais mais pessoas. As opções de segmentação existem mas são limitadas a poucos controles.

Imagine agora você utilizando o seu Instagram por exemplo, vendo fotos de amigos, memes engraçados e no meio de tudo isso aparece uma foto de um perfil que você nunca viu com uma foto que você nem sabe direito o que é, sem nenhum CTA (Call to Action) definido. É simplesmente mais uma foto passando pela linha do tempo. Se a foto for mais ou menos legal, vale uma curtida.

Muitos empresários que só sabem fazer impulsionamento não sabem quanto gastam. Quando sabem o quanto gastam, não sabem quanto das vendas foram resultado destes impulsionamentos.

Aqui não temos o email das pessoas que interagiram com a empresa! O máximo que conseguimos com este tipo de ação é criar um segmento de pessoas dentro da conta Business do Facebook com as pessoas que interagiram com o perfil do Instagram ou página do Facebook até um máximo de 365 dias para podemos utilizar em novas campanhas.

Mas isso, esse empresário não faz idéia que exista, afinal só sabe fazer impulsionamento.

VELOCIDADE NO ATENDIMENTO IMPORTA

Não se engane se você acha que o cliente vai correr atrás da sua empresa por todos os canais só pra poder comprar o seu produto ou serviço. Há alguns anos eu desenvolvi o Portal de Turismo da Estância de Socorro – SP e analisando os leads que entravam pela plataforma, notei que uma mesma pessoa solicitava orçamento para inúmeras empresas que atendiam o perfil desejado.

O cliente já havia decidido o destino mas ainda não sabia onde ficar por exemplo. Esse cliente navegada até a página onde apareciam os equipamentos de hospedagem da cidade, filtrava pela categoria que desejava e em menos de 10 minutos solicitava orçamento para todos os equipamentos de hospedagem dentro da categoria escolhida.

Essa análise somente foi possível porque eu configurei formulários de contato que me forneciam dados fornecidos pelo usuário e dados ocultos. Era possível então saber nome, email, telefone, número de pessoas, data do check-in e data do check-out que eram fornecidos pelo usuário, além dos dados relativos à navegação como por exemplo a página de conversão, local, data e horário.

Em uma pesquisa com algumas dessas situações percebi que as vendas eram fechadas pelas empresas que respondiam mais rápido às solicitações.

O FORMULÁRIO DE CONTATO

A importância do formulário de contato em sites de hotelaria e turismo é sem dúvidas uma das características mais negligenciadas por empresários do setor de hotelaria e turismo que acreditam que apenas ações de impulsionamento de publicações em redes sociais com contatos realizados à partir de um link de terceiro no perfil, um botão de contato via WhatsApp ou por meio dos comentários geram os resultados possíveis à empresa.

Um formulário de contato em um site é o filtro final do interesse.

O caminho que levou essa pessoa ao site é longo. Se uma pessoa chegou à uma página do seu site e preencheu um formulário de contato, é porque essa pessoa está realmente interessada no seu produto ou serviço.

Primeiro essa pessoa deve ter buscado genericamente pelo produto ou serviço que você oferece nos motores de busca ou foi impactada por um anúncio muito bem segmentado e com a mensagem certa em alguma rede social. Essa pessoa então clicou, ou no resultado do motor de busca ou no anúncio em uma rede social. Esse link por sua vez levou esta pessoa ao seu site e apresentou o exato produto que iniciou o interesse. A página destino no seu site então apresentou todas as informações que, agora potencial cliente, desejava encontrar.

Por esse motivo o potencial cliente decide então entrar em contato com a sua empresa. Se a única opção de contato for um link para o WhatsApp, você provavelmente só terá o email do lead caso ele se torne cliente e preencha a FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hóspedes.

No caso de você ter um formulário de contato, conectado a um CRM e a uma plataforma de automatização de fluxo de comunicação, esse lead receberá informações via email até decidir sair da lista de emails. Além disso, com os emails é possível criar listas personalizadas de clientes tanto no Facebook Ads quanto no Google Ads.

Acredite! Os e-mails são os ativos digitais mais importantes de um negócio.

Compartilhe esse conteúdo

WhatsApp
Telegram
Email
LinkedIn
Facebook
Daniel Barbarini

Daniel Barbarini

Daniel Barbarini tem Pós Graduação em Marketing Digital para Hotelaria e Turismo pela Universidade do Porto em Portugal e trabalha com marketing digital desde 2013. Especialista em marketing digital para hotelaria e turismo, Daniel dá consultoria para clientes no Brasil e em Portugal.

Últimas Postagens

CHECKLIST GRÁTIS

Analise você mesmo a estrutura digital da sua empresa.

NEWSLETTER

As novidades, melhores estratégias, ferramentas digitais e estudos de caso para você impulsionar a presença digital do seu negócio.

Sem spam. Grátis para sempre. Envio todos as segundas-feiras.

Contatos

Redes Sociais

AGENDAMENTO DE CONSULTORIA DIGITAL

Preencha o formulário abaixo com suas informações e escolha o melhor dia e horário para uma reunião online onde eu analiso a pegada digital da sua empresa na internet.